Maria Carolina

https://www.facebook.com/coletivogritodosilencio
[email protected]

Miss e Mister Gay – A Beleza da Diversidade Sexual pede passagem em São João de Meriti!

“Miss Gay é o rapaz gay que se transformar em mulher. E o Mister Gay é gay sarado” diz Wallace Tindou – Presidente da UMDIS (União Meritienses da Diversidade Sexual) :

2/10/2013, 16:38
4 minutos de leitura

A noite ia tranquila, a cerva tá gelada, minha coca não tinha rato, a conversar tava animada e de repente o assunto morreu… Noto um olhar sacana de um amigo, ele coloca a mão na cabeça e olha pro lado, rir sozinho, me olha é manda: “Explica essa parada de Miss Gay aí! Já que tu é entendida… kkk³”. Desafio aceito!

Para quem não sabe: a VII Parada do Orgulho LGBT em São João de Meriti estará desenvolvendo atividades para combater a homofobia: de 17 a 20 de outubro, [email protected] estão [email protected] a aprender sobre diversidade sexual!

Peço que você faça uma grande reflexão sobre importância de conhecer uma realidade que não é a sua, mas mora na mesma rua, utiliza os mesmos serviços públicos, frequenta a mesma balada e que também ama e sonha…! Será que “Eles” são tão diferentes de você ou de mim?

Faça como a Karina – 1ª vice presidente da UME (União Meritiense de Estudantes) e rompa como o preconceito: “São João Meriti é CONTRA a Homofobia. Apoio Total a Diversidade Sexual!!!”

Voltando a conversa de bar: perguntei se meu amigo sabia o que significava a sigla LGBT? Se sabia a diferença entre Travesti e Transexual? Resposta: “Não entendo nada dessa sopa de letrinha, não sou homofóbico, até tenho amigos viados!!!”

Não, eles não são viados! Eles são seres humanos. Não me diga que é brincadeira! Que seu amigo gay não liga e até gosta! Você acredita mesmo nisso?  Eu não acredito. E outra dizer que até tenho amigos negros, até tenho amigas, até tenho amigos judeus…  Parece que você está fazendo um favor! Pensei um pouco… Eu tenho [email protected]– independente da cor, da religião e da orientação sexual! E você?

Você é bem-vindo! Sua orientação sexual não!!!

 

 

 

 

 

 

 

Conversei com meu amigo por uma hora. Porém aqui vou tratar de um único ponto: O concurso Miss e Mister Gay que acontecerá no dia 18 de outubro, às 18h, no Social Clube. E Reforço o convite: aproveite esses 04 dias para conhecer e aprender sobre diversidade sexual.

Mas quem é a Miss Gay? E o Mister Gay?  Quem responde é o Wallace Tindou – Presidente da UMDIS (União Meritienses da Diversidade Sexual) : “Miss Gay é o rapaz gay que se transformar em mulher. E o Mister Gay é gay sarado”.

Pensou que todo Gay gostasse de se vestir de mulher?  Existe mais diversidade sexual no mundo do que a nossa vão heteronormatividade é capaz de aceitar. Durante milênios foi assim: Homem gosta de Mulher. E Mulher gosta de Homem (heteronormatividade), qualquer orientação sexual fora desse padrão devia ficar trancado no armário. Foi preciso muita luta para abrir a porta desse armário!

Ouvindo o Pedro da ComCausa dizer que “Bom, pra mim é um concurso como outro, eu não acho muita graça na minha visão pessoal.Tendo em vista que só ouvimos/vemos depredação quando o assunto é LGBT, consigo enxergar um outro lado do concurso: o glamour e visibilidade positiva”.

Cheguei à conclusão que o concurso Miss e Mister Gay existem porque a porta do armário está aberta, mas ainda tem muita gente escondida lá dentro, com medo de ser xingado de viadinho/bichinha ou apanhar por ser e sentir diferente da maioria… Será preciso ainda mais luta e mais Parada LGBT para sumir de vez com o armário (não deixar nem sombra!).

Ouço inúmeras vezes a afirmação como: “mas se fizerem uma Parada do Orgulho Hétero vão dizer que é preconceito!”. Deixou uma provocação: os escravocratas que diziam os negros não tinham direitos por que não eram pessoas, eram animais! (Faça um link entre isso e chamar um gay de viadinho)

Quando as mulheres começaram a lutar por direitos houve outro chororô: a família ia acabar e quem iria cuidar da casa e das crianças? Não seriam capazes de fazer certos trabalhos.

Alguém vai dizer que “não é a mesma coisa!”. Porém, Negros e Mulheres viveram (e alguns ainda vivem) no mesmo lugar que a galera do Movimento LGBT: no armário do preconceito!

Ou será que não? Será que é puro vitimismo? Se você concorda, discorda ou muito pelo contrario:Orgulho de Ser Diferente deixa lá nós comentários.

 

Maria Carolina


[email protected]
https://www.facebook.com/coletivogritodosilencio

Fui militante do Movimento Estudantil, monitora de sociologia e voluntária na biblioteca no Ciep 175 – José Lins do Rego (São João de Meriti). Estou no Coletivo Grito do Silêncio e no Conselho de Cultura de São João de Meriti, porque acredito em mudanças sociais através da Arte e da Cultura. E estarei em sala de aula ensinando História. Sou militante no Movimento Feminismo, meu único ponto não transitório e inegociável!

Mais de Maria Carolina


Leia também

Mais lidas